quarta-feira, 27 de abril de 2011

Vittorio Gobbis - Ayana Guevara nº3

       Vitorrio Gobbis nasceu na Itália 1894 e morreu em são paulo em 1968.Ele era pintor, gravador, restaurador e desenhista.Ele era filho de um pintor de igrejas que queria que ele fosse pelo caminho do comércio e não da arte por isso mandou Gobbis, aos doze anos, para a casa de um parente na Romênia onde trabalharia no comércio. 
         Como isso era contra sua vontade fugiu escondido para Treviso com o objetivo de estudar artes plásticas,e depois de pouco tempo conseguiu um emprego em um ateliê especializado em restauração de quadros. Suas pinturas eram de paisagens, marinhas, mulheres nuas, naturezas mortas, entre outros e suas pinturas possuíam cores quentes
Vittorio Gobbis
  Em 1923 veio ao Brasil em busca de novas oportunidades, resolveu deixar de pintar, mas logo volto com os pincéis. Vittorio foi uma das pessoas em que criou a SPAM (Sociedade Pró-Arte Moderna) e o CAM (Clube dos Artistas Modernos).
No Salão Nacional de Belas Artes em 1935 ganhou uma medalha de ouro, e no Salão Paulista de Belas Artes de 1956 recebeu o prêmio aquisitivo pelas suas belas artes  como  A flor e Marinha


Flores

Marinha

 Baile Carnavalesco 


































terça-feira, 26 de abril de 2011

Rafaela Saad Guarda n°24- Cassiano Ricardo

        Cassiano Ricardo Leite nasceu em São José dos Campos, dia 26 de julho de 1895 e morreu no Rio de Janeiro dia 14 de janeiro de 1974. Ele era um jornalista, poeta e ensaísta brasileiro. Representante do modernismo de tendências nacionalista, esteve associado aos grupos Verde- Amarelo e da Anta, foi o fundador do grupo da Bandeira.
        Formou-se em direito no Rio de Janeiro, em 1917. Rumando para São Paulo, trabalhou como jornalista em diversas publicações, e chegou a fundar alguns jornais. Aproximou-se de Menotti Del Picchia e Plínio Salgado, à época da Semana de Arte Moderna de 1922. Em 1924 fundou A Novíssima, revista modernista. Em 1928 publica Martin Cererê, importante experiência modernista primitivista, nacionalista na linha mitológica de Macunaima (de Mário Andarde) e Cobra Norato (de Raul Bopp).

 

Cassiano Ricardo







A definição do modernismo-Por Luísa Nº18-7C

 
A definição do modernismo:  
   O modernismo foi criado no fim do século XIX(19) e foi uma resposta às consequências da industrialização,revalorizando a arte e sua forma de realização;manualmente.
   Estranhamente,o nome modernismo se deriva à uma loja,de nome Art Nouveau,localizada em Paris,em 1895,de um alemão chamado Samuel Bing.
   No resto da Europa difundiram-se diferentes traduções: Modernismo, na Espanha e no Brasil; Jugendstil, na Alemanha; Secessão, na Áustria; e Modern Style, na Inglaterra e Escócia.
   Com características próprias em cada um desses países, foram as primeiras exposições internacionais organizadas nas capitais européias que contribuíram para formar uma certa mistura de estilos.

   Contrariando sua intenção inicial, o modernismo conseguiu o consentimento da alta burguesia, que apoiava entusiasmada,essa nova estética de materiais exóticos e formas delicadas.
O objetivo dos novos desenhos modernistas reduziu-se meramente ao decorativo, e seus temas, como que surgidos à partir de antigas lendas, não tinham nada em comum com as propostas das vanguardas do início do século. O modernismo não teria sido possível sem a intervenção de ricos mecenas.

Vocabulário:

Burguesia-Classe média da sociedade
Exóticos - Procedentes de país diferente
Modernistas -Relacionados ao modernismo(neste contexto)
Vanguardas -Dianteiras
Mecenas -Patrocinador
Imagens:

Martim Cererê-Cassiano Ricardo










 


Clarinetas-Antão Soares


















Flores-Vitorio Gobbis



















Fontes:Site http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=441