segunda-feira, 30 de maio de 2011

Histórico do Modernismo

    O Modernismo iniciou-se em 11 de fevereiro de 1922, com um evento chamado “Semana da Arte Moderna”.
    A Semana de Arte Moderna foi um evento ocorrido no Teatro Municipal de São Paulo, o qual contou com inúmeros eventos, leitura de poemas, dança, música e vários grandes nomes da literatura brasileira, tais como Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Manuel Bandeira, Di Cavalcanti, e muitos outros.
   A arte exposta nesse evento causou uma enorme polêmica à sociedade da época, e atravessou o século XX, nos impressionando até os dias de hoje.
Abapuru - Tarsila do Amaral

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Ismael Nery - Alexandra n°1

           Ismael Nery nasceu em Belém , Pará no dia 9 de Outubro de 1900 e faleceu no dia 6 de Abril de 1934, ele foi um pintor brasileiro na época do modernismo.

           Ismael era descendente de africanos, indígenas e de neerlandeses, em 1909 mudou-se para o Rio de Janeiro com a sua família. Em 1915 ele ingressou na Escola Nacional de Belas Artes.Ele viajou para a Europa em 1920, e nesse tempo que esteve na Europa ele estudou na Academia Julian, em Paris.

           Em 1922 ele casou se com Adalgisa Ferreira, ela era poetisa. Nessa época ele fez várias obras de tendência expressionista.Seus temas remetem-se sempre à figura humana: retratos, auto-retratos e nus.
          Em 1929 , depois de uma viajem para o Uruguai e Argentina, ele descobriu que era portador de tuberculose, e ele internou-se em um sanatório por dois anos. Quando ele saiu de lá ele estava curado mas em 1933 a doença voltou de forma irreversível e faleceu em 1934.



Ismael Nery

auto-retrato de Ismael Nery



















http://pt.wikipedia.org/wiki/Ismael_Nery

Antão Soares

      O maior clarinetista do início do século XX. Antão era sergipano, passou a vida no Rio de Janeiro , e lá virou professor do Conservatório de Música e participou das primeiras apresentações com Villa Lobos (compositor). Uma das músicas mais importantes que Antão tocou foi "Choro no 2 para flauta e clarinete" com Villa Lobos e Ary Ferreira (flautista) que foi apresentada em público pela primeira vez em 1925. Um dos maiores encontros entre os principais modernistas brasileiros foi de 11 a 18 de fevereiro de 1922, na Semana de Arte Moderna no Teatro Municipal de São Paulo.
     
UM TIPO DE FLAUTA DE ANTÃO SOARES


Marcela Lie n°:19 7C