sábado, 19 de março de 2011

Dança Caboclinho - Alexandra nº1- 7C

    A manifestação do caboclinho é um dos mais antigos bailados populares do Brasil e também é uma representação do povo indígena. Os caboclinhos preservam passos e danças que se somam ás influências européias e negras. Os participantes executam um bailado ritmado, fingindo ataque e defesa, numa série de saltos e simples trocas-pés.
   A dança é forte e rápida, exigindo destreza e desenvoltura dos participantes. Há passos em que se dança agachado, baixando-se e levantando-se rapidamente e ao mesmo tempo rodopiando, apoiando-se nas pontas dos pés e calcanhares, exigindo muita resistência física.

 
caboclinhos dançando

quarta-feira, 16 de março de 2011

Região do Caboclinho - Ayana nº03

          Normalmente a festa do Caboclinho sempre tem feito suas festas (comemorações) principalmente na região nordeste  mas também em outros vários lugares do brasil como o Recife, Itaparica, Camamu, Nazaré, Olinda, Nazaré da Mata, Carpina, Tracunhaém, Camaragibe, São Lourenço, Paudalho, nos estados de Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte. A festa (manifestação) dos caboclinhos é uma representação do povo indígena e é, também, uma das mais antigas festas bailadas populares da região nordeste e de todo o brasil.
 
http://www.viagemdeferias.com/recife/cultura/caboclinho.php 

Instrumentos e música- Beatriz n° 05

      

Instrumentos do caboclinho
A orquestra é formada pelos seguintes instrumentos: gaita ou flautim (de taquara, também chamado inúbia), caracaxás ou mineiros, tarol e surdo. Musicalmente, mantém forte ligação com os cultos de origem indígenas e é possível reconhecer elementos orientais (indu, chinês, árabe, ameríndio, incaico), sem nenhuma referência européia, presente na maioria dos outros folguedos.
      O ritmo por ser um ritmo de guerra e a dança representar as batalhas, o Caboclinho se torna muito marcante para quem assiste sua apresentação. A encenação se torna mais real quando os dançarinos em posse das suas preacas (arcos e flechas) criam estalidos durante as coreografias.



arco






festa
















http://njpe.wordpress.com/2010/11/22/o-que-e-caboclinho/
http://www.viagemdeferias.com/recife/cultura/caboclinho.php 

A comida do caboclinho- Luísa nº18

    A comida típica do caboclinho é  a moqueca (prato de peixe, geralmente cozido, acompanhado com camarão),o  sururu de capote,que é feito de peixe sururu com casca ensopado, temperos, leite de coco, servido com pirão feito no mesmo caldo e a canjica que é um tipo de mingau grosso feito de milho verde ralado, leite de coco, açúcar e canela,dobradinha.
Sua comida se baseia em seus costumes e rituais.
    A moqueca é basicamente feita de um cozido de peixe com temperos com pimentão, coentro, cebola e outros algumas pessoas acrescentam outros temperos como o limão, pimenta e alguns ingredientes para "enfeitar" como o camarão e ovos, sendo típicos da região. 
    A dobradinha é uma receita com carne de charque com bucho bovino e feijão branco e temperos como bacon, linguiça e caldo de costela (feito especialmente para amantes de feijão).




Dobradinha














Moqueca






http://ecoviagem.uol.com.br/noticias/social/festas-dancas-e-manifestacoes-regionais/caboclinho-um-ritmo-que-reune-familias-em-pernambuco-8484.asp
http://www.visiteabahia.com.br/visite/atracoes/folclore/caboclinhos.php